DIA DE SONHO!

 

28 Julho, 2020 Destaque - Voz Portucalense

No passado dia 26 de julho, a comunidade de Lustosa, Lousada, viveu um dia de sonho com a presença do nosso bispo, D. Manuel Linda para fazer a bênção do memorial da Virgem do Pilar/ S. Tiago Maior.

 

 

Este memorial teve um custo total de 54.000€. A peça é da autoria do escultor José Carlos, Carvalhosa, Paços de Ferreira. Este memorial tem 13 metros de altura, e é inspirado na devoção da Virgem del Pilar de Zaragoça. É uma obra de arte que pretende ser um meio de evangelização, pelos pormenores que apresenta, o nome dos párocos com a sua entrada na paróquia, desde 1174, contém o Pai-Nosso e Avé Maria, o símbolo de S. Tiago e o brasão da Freguesia. No topo da coluna está Maria com o menino Jesus ao colo,e em baixo aos seus pés está o apóstolo a convidar à oração e devoção à Mãe do céu.

O nosso bispo presidiu à Eucaristia campal, transmitida pela rádio Vizela. No recinto estiveram cerca de 500 pessoas cumprindo as regras de segurança covid19. Na homília que dirigiu à assembleia, o sr. D. Manuel destacou a importância da memória daqueles que nos antecederam na fé e deram a vida pela comunidade anunciando Jesus como o único Salvador da humanidade. Destacou também a força e a riqueza simbólica do memorial, usando mesmo a expressão: “…é uma obra com tão grande dimensão, que é digna de uma capital, ou uma grande cidade”…

 

A comunidade de Lustosa agradece ao nosso bispo a presença amiga, afável e próxima, própria de um bom pastor. No final da bênção o sr. bispo dirigiu umas últimas palavras ao povo de Lustosa, anunciando o novo pároco (pe. António Teixeira) num tom elogioso tanto para o novo pároco como para esta comunidade de Lustosa que o vai acolher.

Obrigado, sr. D. Manuel, por este dia de sonho!

(padre Felisberto Capela)

 

https://www.vozportucalense.pt/2020/07/28/dia-de-sonho/

 


26/07/2020