O FUNERAL CRISTÃO NA NOSSA PARÓQUIA

Na ocasião dolorosa da partida dos seus entes queridos, não pode a paróquia deixar de estar presente à vidas das pessoas enlutadas.

Assim a paróquia tem diversos serviços e formas diversas de se fazer presente nesta situação difícil. Se for caso disso, não hesitem em contactar o pároco para qualquer situação necessária.

Deixamos, por isso, algumas indicações que podem ser úteis nestas circunstâncias:

1. A paróquia dispõe uma Casa Mortuária, pertença da Junta de Freguesia ao lado da Igreja Matriz que está ao serviço de todos os paroquianos.

2. Para usufruir deste espaço devem contactar o agente funerário (Armador) que dará todas as indicações, ou então poderá contactar diretamente o Presidente de Junta.

3. A celebração litúrgica é por norma realizada na Igreja Matriz sempre segundo as possibilidades do Pároco e sob a sua orientação.

4. Na Paróquia de Lustosa a comissão fabriqueira decidiu em reunião que a partir de 2011 a quota anual das Associações (Irmandades e Confraria – que eram recebidas à porta) seriam pagas juntamente com os Direitos Paroquiais.

5. Na Nossa Comunidade Paroquial existem as Seguintes Associações:
- Irmandade de S. José
- Irmandade das Almas
- Irmandade do Sagrado Coração de Jesus

- Confraria de Nossa Senhora

O Associado pode optar por:
- ser sócio das três Irmandades  - paga 1€ por pessoa
- ser sócio das três Irmandades e da Confraria - paga 1,50€ por pessoa

O associado tem direito desde 2019 a uma missa grátis por cada Associação associado após o seu falecimento.

6. No que respeita às Irmandades de S. José, das Almas e do Sagrado Coração de Jesus, se o defunto for associado as bandeiras acompanharão o funeral (exceto nos dias de Chuva).

7. Também no que respeita à confraria de Nossa Senhora, esta irá acompanhar o funeral se o defunto for associado (exceto nos dias de Chuva).

Outros Serviços do Cartório Paroquial: